domingo, 3 de novembro de 2013

Hamburguinho caseiro

Hamburguer, almôndegas, lasanhas... hoje em dia encontra-se de tudo pronto no mercado. Pra quem não sabe cozinhar ou não tem tempo, acho até válido. Mas não é nada saudável, com certeza!

Graças à Deus eu sei cozinhar e até me viro muito bem. Erro às vezes, mas não desisto de tentar e adoro receber os amigos pra comer e bater papo. Não é a toa que estou acima do peso, risos.

Bom, uma das coisas que faço sempre aqui em casa e marido curte bastante é o hambúrguer caseiro. Assim aproveito a carne moída que é mais em conta pra fazer algo gostoso e que será bem recebido. Marido não é muito chato pra comer, mas não curte muito ensopados e legumes, então não dá pra fazer de tudo.

Como eu sempre faço de olho, pode ser que tenham que adaptar as medidas ao tamanho da sua familia e ao seu paladar. Até porque aqui em casa usamos pouquíssimo sal e quase nada de tempero pronto.

Costumo fazer com essa mesma receita a almôndega.

700g de carne moída (de boi ou de frango)
1 pacote de sopa de cebola (pode ser creme)
Alho à gosto
pimenta moída na hora (do reino ou mix de pimentas)
sal
1 ovo
salsinha e cebolinha (se gostar)


Misturo tudo e vou dando liga com um pouco de farinha ou farelo de aveia. Às vezes nem precisa, vai depender na umidade da carne.
Modela com as mãos e empana na farinha de trigo.

Com essa mesma mistura, pode-se fazer almôndegas, polpetone recheado ou não, bifinho à milanesa, à parmegiana, nugget.

Eu costumo fazer 2 receitas e congelar. Se for em formato de almôndega, congela em aberto e depois de congelada coloca em sacos. Anote a data e validade (máximo 3 meses, mas nunca dura isso tudo). Os hamburguinhos eu envolvo em filme plástico individualmente.
Fica uma delícia, pode acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário